segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Nem tudo é noticia ruim no Amapá


AMAPÁ/GUIANA FRANCESA: REDE ELÉTRICA É OPÇÃO PARA BANDA LARGA

O projeto de levar fibra ótica ao estado do Amapá deverá avançar até o fim deste ano. A meta é interligar os municípios de Oiapoque (AP) e São Jorge, na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.

A data-limite de 31 de dezembro para a realização dessa etapa foi estabelecida como meta durante a VI Reunião Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil-França, realizada no início do mês em Caiena, capital da Guiana Francesa.

O assessor da Secretaria de Telecomunicações, Jovino Francisco Filho, representou o Ministério das Comunicações no encontro. Segundo ele, ficou acertado que representantes dos dois países vão analisar as tecnologias disponíveis - fibra ótica, rádio ou fibra via cabo OPGW (pela rede elétrica de alta tensão) - e propor a melhor alternativa para levar a conexão em banda larga aos dois municípios, que são divididos pelo rio Oiapoque. O próximo encontro da comissão mista será realizado na segunda semana de outubro, em Brasília.

O objetivo principal da ação conjunta entre Brasil e França é fazer a interligação da rota Caiena - São Jorge - Oiapoque – Calçoene – Macapá. Caiena e São Jorge estão na Guiana Francesa e os outros três municípios pertencem ao estado do Amapá. O trecho entre Calçoene e Macapá já conta com cabo óptico pela rede da Eletronorte.

Jovino Filho revela que já existe um projeto que interligará Macapá à malha do backbone nacional de fibra ótica a partir de Tucuruí (PA). A obra está em andamento e tem previsão de ser concluída até 2014. A fibra ótica apresenta maior capacidade de banda e melhor relação custo-benefício. De acordo com Jovino, atualmente a conexão no Amapá é feita por satélite.

Durante o encontro, foram apresentadas as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas tanto pelo Brasil quanto pela França. Do lado brasileiro, um conjunto de ações envolvendo entes do Governo Federal e do Estado do Amapá com o Governo da Guiana tem como foco principal a ligação via fibra ótica do trecho Caiena- São Jorge- Oiapoque e, num segundo estágio, interligar Oiapoque a Calçoene.

Já do lado da Guiana Francesa, há um conjunto de ações que envolvem o Governo e operadores locais de telecom. O foco está em projetos de expansão da rede de Caiena-São Jorge até Oiapoque, no Brasil, com a posterior interligação até Macapá via Calçoene.

A iniciativa proporcionará ao Brasil, atender com acesso em banda larga às localidades de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e outras situadas no eixo Oiapoque – Macapá.

Fonte: Convergência Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário