quinta-feira, 14 de julho de 2011

Acerto entre Telebrás e Eletronorte antecipa banda larga na região Norte

A Telebrás e a Eletronorte firmaram nesta quarta-feira, 13/7, um novo acordo que prevê a troca de capacidades de rede de forma a permitir que a estatal antecipe a oferta de conexões nas regiões Norte e Centro-Oeste, além do Maranhão.

Com o acordo, a Telebrás já poderá começar a atuar no Pará, Acre e Maranhão. Também está prevista a chegada dos acessos no Amapá, Rondônia e Mato Grosso, mas nesses casos ainda há necessidade de instalação de infraestrutura.

Isso porque o acordo prevê a troca de capacidades entre as estatais, especialmente no trecho entre Porto Velho (RO) e Ribeirãozinho (MT), do lado da Eletronorte, e entre Brasília e Ribeirãozinho, da parte da Telebrás.

Com a presença de senadores e deputados da região, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, destacou que esse acordo atende às cobranças "amistosas, mas muito enfáticas", que vinham sendo feitas ao PNBL pela bancada amazônica, que ainda não tinha previsão de atender a região mais carente do país. "E que considero justas e pertinentes", destacou o ministro.

O ministro disse que reconhecia as críticas e os apelos de parlamentares da região, pois de fato havia quase que um 'apagão' em relação à Internet naquela região. Mas ressaltou que o governo cumpre agora a promessa de garantir a universalização do acesso à Internet no Norte do Brasil com preço de R$ 35

Segundo o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, nesse caso a empresa precisa concluir a implantação da rede, o que ele calcula estará concluído nos próximos dois meses. No caso do Amapá, há investimentos previstos pela Eletronorte.

Como se trata de troca de capacidades, a rede da Eletronorte está pronta para atender as demandas que chegam à Telebrás nos estados mencionados. “Isso vai permitir a antecipação do acesso às regiões Norte e Centro-Oeste, que não conseguiríamos fazer agora”, explicou Bonilha.

Acordos

A demanda já existe. Além do acordo com a Eletronorte, a Telebrás firmou um convênio com a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará, com o objetivo de garantir interconexão de redes – convênio que, segundo a estatal, vai acelerar a oferta no estado.

Também foi assinado um termo de compromisso com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), com objetivo de oferta de conexões para os associados – a entidade atua em 17 estados, entre eles Pará e Mato Grosso.

Finalmente, a Telebrás também firmou um acordo de cooperação com a Associação dos Municípios do Alto Jacuí, do Rio Grande do Sul, que prevê a prestação de assessoria técnica para projetos de cidades digitais na região. Pelo menos um dos municípios – Lagoa dos Três Cantos – quer levar fibra óptica a todos os domicílios da cidade, que tem 1,5 mil habitantes.

fonte: Luís Osvaldo Grossmann
Convergência Digital 13/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário